O programa Work4Progress em Moçambique, realizou em Julho o seu evento anual 2024, na cidade de Maputo, subordinado ao tema "Inovação e Financiamento para Jovens: Cadeias de Valor na Agricultura".
O evento, dirigido pelo Secretario de Estado da Juventude e Emprego, Osvaldo Pitersburg, contou com a presença da S.A.R. a Infanta Dona Cristina, Diretora da Área Internacional da Fundação “la Caixa”, de individualidades do sector da educação, emprego, comércio, representantes das organizações que compõem a plataforma, governo, setor privado, agências internacionais, academia e sociedade civil para avaliar os progressos e discutir os desafios do programa.
Ao longo das apresentações destacou-se que desde 2018, ano do início da implementação em Moçambique, o programa beneficiou a mais 40.000 pessoas, 50% das quais são mulheres e 52% jovens. Em termos práticos, o investimento no programa resultou na criação de 335 empresas e na geração de mais de 4.000 empregos para ambos os grupos-alvo.
Diante destes resultados, a S.A.R. a Infanta Dona Cristina, Diretora da Área Internacional da Fundação “la Caixa”, destacou que o programa visa integrar a inovação com a realidade local, promovendo a adoção de actividades e protótipos sistemáticos e fortalecendo sinergias entre as redes da Plataforma. Na ocasião, esta reafirmou o compromisso contínuo da instituição em melhorar a renda e criar empregos para mulheres e jovens.
Durante o evento foram levantadas discussões a volta do trabalho em plataformas como estratégia de desenvolvimento social e Emprego e Financiamento para Jovens: Inovação e Cadeias de Valor na Agricultura, com intervenção das 3 redes implementadoras (Ayuda en Acción, Cesal e Enraiza Derechos), Governo, banca, microcrédito e Sociedade Civil.
O encontro de reflexão terminou com uma exposição das redes do programa sobre as principais actividades desenvolvidas no âmbito do W4P desde produtos agro-processados que agregam valor à produção agrícola local, sistema autônomo de Irrigação Solar (SolarFlow), e iniciativas de formação profissional que equipam jovens e mulheres com habilidades práticas para o mercado de trabalho, melhorando suas perspetivas de emprego e de renda.
Refira-se que o programa W4P é implementado nas províncias de Cabo Delgado e Maputo pelas redes Ayuda en Accion, Cesal e Enraiza Derechos com e através de diversos parceiros de base local e é financiado pela Fundação “la Caixa”.